SEMENTES

RASTREABILIDADE DE SEMENTES:

Controle Interno de Qualidade

A Imacol Sementes prioriza em todo o processo de multiplicação a obtenção de sementes de alta qualidade, garantido aos agricultores a plantabilidade e

Qualidade de Sementes

 

Um estande de plantas uniforme no campo está diretamente relacionado à utilização de sementes de alta qualidade e procedência, fatores que atuam de maneira decisiva não só no estabelecimento inicial da cultura, mas em todas as fases fenológicas de desenvolvimento das plantas até a colheita. O desempenho das sementes é a medida, tanto de seu poder germinativo quanto de seu VIGOR, fatores estes extremamente controlados dentro do processo de produção de sementes.

A Imacol Sementes prioriza em todo o processo de multiplicação a obtenção de sementes de alta qualidade, garantido aos agricultores a plantabilidade e a obtenção de plantas de alta performance nos campos de produção de grãos.

Sementes com ALTO VIGOR apresentam maior potencial para uma emergência e desenvolvimento rápido e uniforme das plantas sob uma ampla diversidade de condições ambientais. Um estande de plantas desuniforme pode estar relacionado à semente com reduzida qualidade fisiológica, situação observada principalmente em condições adversas de clima e solo durante a semeadura.

Uma área de produção com baixo índice de plantabilidade vai acarretar em um atraso no desenvolvimento da cultura em seus diversos estagios fenológicos, ocasionando interferência na qualidade de seu produto final e também nas características da planta, relacionadas à eficiência de colheita. Soma-se aos fatores anteriores os problemas relacionados com o controle de plantas invasoras e doenças. 

 

Controle Interno de Qualidade

Através de um rigoroso controle de qualidade relacionado as etapas da produção de sementes, a Imacol vem trabalhando para disponibilizar aos seus clientes lotes de sementes com alto desempenho. Neste processo, são realizadas diversas análises com o objetivo de avaliar os reais índices de Germinação e o Vigor das sementes comercializadas. Todos os lotes de sementes de trigo produzidas passam obrigatoriamente por diversas analises que são realizadas em nosso laboratório, com o que tem de mais moderno em análise de sementes.

 

 

Análises Realizadas

  • Vigor e Viabilidade pelo Teste de Tetrazólio;
  • Vigor pelo Teste de Envelhecimento Acelerado;
  • Vigor pelo Teste de Frio;
  • Germinação em Papel e Areia;
  • Peso de Mil Sementes;
  • Pureza;
  • Teor de Umidade.