NOTÍCIAS

15/05/2019

BOLETIM AGRO: Abitrigo anuncia aumento na moagem de trigo em 2019

2019 pode ter resultados maiores na questão da moagem

A Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (Abitrigo), anunciou que o ano de 2019 pode ter resultados maiores na questão da moagem.

 

“Essa perspectiva de uma melhora na moagem de trigo no Brasil se deve, segundo a Abitrigo, especialmente a essa recuperação da nossa economia. Uma perspectiva de crescimento no PIB pode ocasionar uma demanda mais intensa dos derivados do trigo, o que promove essa projeção de uma moagem maior que o ano passado, principalmente maior que 2017. Nessa comparação a alta deve ultrapassar os 3%. É importante dizer, no entanto, que segundo a própria Abitrigo, essa expansão no processamento não deve ser tão expressiva, uma vez que não se espera uma explosão com um crescimento muito significativo na recuperação da economia e com isso, a recuperação da moagem.”

 

E uma importante questão ligada a logística do agro será pauta nesta semana. Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar o leilão da Ferrovia Norte-Sul ferrovia liga o Porto Nacional, no Tocantins, até Estrela d’Oeste, cidade do interior paulista.

 

“É um leilão importante, no entanto, algumas instituições do agro dizem ter sido ignorados e querem o adiamento desse leilão. Segundo informações, o principal ponto de conflito está nas regras de direito de passagem as quais permitem que as cargas possam sair do trecho de licitação e entrarem em malhas rodoviárias em duas companhias que já atuam nas extremidades dessa linha, desse ponto que você acabou de descrever. Sabemos que apenas duas propostas comerciais foram apresentadas para a disputa desse leilão, agora precisamos saber se isso realmente vai acontecer.”

 

FONTE: BIOTRIGO

http://biotrigo.com.br/bionews/boletim-agro-abitrigo-anuncia-aumento-na-moagem-de-trigo-em-2019/1537