NOTÍCIAS

03/06/2019

Manejo adequado de lavouras de inverno resulta em melhorias para safra de verão

Lavouras de soja instaladas sobre resteva de trigo tendem a ser mais produtiva

A importância das culturas de inverno no sul do país não termina na colheita. O sistema de produção agrícola, que tem na soja seu carro-chefe, tem muito a ganhar com a introdução de espécies como trigo e aveias.

 

“É interessante ressaltar a importância do trigo para o setor como um todo”, afirma Renan Comin, representante comercial da Fundação Pró-Sementes. Além de ser uma fonte de renda, a cultura melhora a estrutura do solo, deixando uma palhada de boa qualidade para a cultura subsequente.

 

“Lavouras de soja instaladas sobre resteva de trigo tendem a ser mais produtiva”, informa o engenheiro agrônomo Alexandre Levien, diretor da Fundação Pró-Sementes. Ao fazer o manejo adequado do trigo, controlando plantas daninhas, invasoras, pragas e doenças, os benefícios se refletem também nas culturas de verão.

 

Nesta safra de inverno, a Fundação Pró-Sementes oferece duas novas cultivares de trigo indicadas para todas as regiões tritícolas do Brasil, ambos provenientes de parceria com a Biotrigo Genética.

 

FPS Regente é um trigo melhorador, de ciclo precoce, alto rendimento, sanidade e alta qualidade industrial. Seu plantio é recomendado a partir de metade de junho.

 

FPS Certero é um trigo tipo pão, de ciclo médio, que está ganhando área na região sul do país. Apresenta alto potencial produtivo e sanidade de planta. A recomendação é que seja semeado no final de maio ou início de junho.

 

FONTE: BIOTRIGO