NOTÍCIAS

22/11/2019

A importância de uma boa germinação para o sucesso da lavoura

Uma boa e uniforme germinação, a partir da escolha de sementes de soja de qualidade, é fator fundamental para a obtenção de maiores produtividades.

Na agricultura, costumamos dizer que tudo começa pela escolha das sementes. São elas que proporcionarão uma boa germinação, influenciando no estabelecimento das plântulas, mesmo em condições muitas vezes adversas de umidade e temperatura, tendo por finalidade a obtenção de um estande adequado e uniforme de plantas vigorosas, essencial para que o produtor possa atingir maiores patamares de produtividade.

 

Dentre as características desejáveis dessas sementes, além do próprio poder de germinação e vigor, podemos citar as qualidades genéticas, físicas e sanitárias. Os atributos genéticos envolvem a pureza varietal, o potencial de produtividade, a precocidade, a resistência a pragas e doenças, bem como as condições de clima. Já as qualidades físicas envolvem a ausência de impurezas e contaminantes, o grau de umidade, o peso, a aparência e a baixa quantidade, ou mesmo a inexistência, de danos mecânicos. Quanto ao aspecto sanitário, a semente deve estar livre de pragas e patógenos que possam comprometer sua qualidade, germinação e desenvolvimento inicial.

 

Assim, é muito importante que o produtor não apenas tome os devidos cuidados na escolha de suas sementes de soja, mas que também realize o tratamento adequado delas. Neste sentido, Fortenza® Duo traz a proteção que a semente precisa para se defender das pragas e doenças iniciais que ocorrem nos primeiros estágios da cultura, inclusive preservando sua sanidade durante o processo de germinação, fase que é tão fundamental para a determinação do estande e do rendimento futuro da lavoura.

 

Fortenza® Duo é aplicado via tratamento industrial (TSI) junto com parceiros que possuem as credenciais necessárias para realizá-lo, tais como estrutura adequada de alta tecnologia, treinamento de seus profissionais e análise periódica da qualidade. Tudo isso assegura o recobrimento uniforme das sementes, na dose correta do produto, além de evitar danos físicos que podem comprometer sua qualidade fisiológica, como o seu poder de germinação e vigor.

 

FONTE: PORTAL SYNGENTA