NOTÍCIAS

25/03/2020

Fazendas podem zerar suas emissões de gases do efeito estufa integrando árvores à produção de animais, lavoura e pastagem

Integração Lavoura, Pecuária, Floresta reduz gases do efeito estufa

Uma pesquisa da Embrapa, realizada em Planaltina (DF), mostra que as árvores são fundamentais para deixar as fazendas mais sustentáveis ambientalmente, combatendo emissões de gases do efeito estufa que a própria atividade agropecuária gera.

Ao integrar árvores à produção de animais e lavoura ou pastagem, tudo em um mesmo espaço, por meio do sistema conhecido como ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta), é possível não só neutralizar gases do efeito estufa, mas até gerar saldos positivos de carbono. Além do benefício de aumentar a produção, como é o caso de José Ferreira Pinto, o Seu Nego, produtor de leite em Quirinópolis, Goiás. Assista ao vídeo:

 

Os resultados da pesquisa da Embrapa mostram que o produtor não precisa fazer a integração de toda a propriedade, 15% da área já são suficientes para neutralizar as emissões. Isso acontece porque as árvores possuem uma alta capacidade de armazenar carbono e, quando estão integradas como parte da fazenda, capturam uma grande quantidade de gases nocivos como o metano e o óxido nitroso, gerados pelos animais e pela própria pastagem.

 

FONTE: BLOG SYNGENTA